Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.7/5 (3276 votos)


ONLINE
3




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


1º GRAU - AULA Nº 13
1º GRAU - AULA Nº 13

Este Movimento é tão sério, que podemos até dizê-lo como revelado, sabendo-se que revelar é fazer surgir (não do "nada") descobrir, tirar o véu etc., mas não como revelações numeradas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª etc., pois revelações à semelhança têm surgido desde remotas épocas sob aspectos apropriados aos tempos ou aos povos e se podem anotá-las às centenas.

 

Fala-se que a primeira revelação veio por Moisés, nos 10 mandamentos; bem, Moisés descobriu para os que não sabiam, aquilo que já existia nos primitivos livros sagrados dos quais ele extraiu e adaptou à época.

 

Fala-se de uma segunda que foi o Cristo Jesus quem revelou. Este veio confirmar aquilo que já existia, desde Rama, através do Brahmanismo, Budismo etc.

 

Fala-se de uma terceira, atribuída ao Espiritismo particularizado como de Kardec. Mas o que foi que Kardec revelou? Aquilo que também já existia sob todos os aspectos, entre todos os povos e que ele codificou para a massa.

 

Atribuir, porém, a doutrina da reencarnação, de causas e efeitos (o carma dos hindus), da pluralidade dos mundos, enfim, tudo o que está especificado nos 34 itens do seu Livro dos Espíritos, que são Verdades tão eternas quanto conhecidas desde os primórdios das civilizações, tão-somente porque estas antigas ou eternas verdades parecem relacionar-se com manifestações espiríticas nas palavras atribuídas a Jesus, no Evangelho de João 16, 7 e 13: "Todavia, digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu fôr, enviar-vo-lo-ei. Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir"... dá-nos o que pensar...

 

Ora, os termos: Consolador; aquele Espírito de verdade; êle vos guiará e vos anunciará o que há de vir etc. não se enquadram numa terceira revelação através de fenômenos espiríticos - revelando uma doutrina, repetimos, tão antiga quanto a humanidade, batida e repisada em todos os livros sagrados de todos os povos?... ou por seus Messias ou Profetas?...

 

Não queremos polemizar nem desfazer do maravilhoso movimento feito por Kardec, que seus seguidores em grande parte transformaram em princípios dogmáticos, aferrando-se aos aspectos já superados, pela precipitação da mente-inteligência insatisfeita, daqueles que já se afastam por não sentirem mais a guarida espiritual ou alimento que lhes matem a "fome" de saber, pois esta não se pode limitar a princípios que não evoluem.

 

MISTÉRIOS E PRÁTICAS DA LEI DE UMBANDA

2º EDIÇÃO LIVRARIA FREITAS BASTOS S.A.

W. W. da Matta e Silva