Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (3381 votos)


ONLINE
2




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


EXU ELEMENTARES
EXU ELEMENTARES

Exus, todos eles estão situados como Elementares em seus Planos e Ciclos, não confundir com os Espíritos elementares (ELEMENTAR), que estagiam com os Exus para criarem condições para sua primeira encarnação.

 

Os Exus são arregimentados pelos Orixás ou por seus enviados.

 

São obedientes às Entidades Superiores, Orixás, Guias e Protetores.

 

Os Exus são chamados e obedecem pelos Sinais Riscados da Lei de Pemba, por intermédio dos sinais de FLECHA-CHAVE e RAIZ, inerentes ao seu plano, no qual caracterizará ainda as suas ligações com os Orixás, Guias e Protetores, dentro da harmonia dos 3 Planos e dos 7 Graus conjugados da Lei de Umbanda.

 

Os Exus entram em expansão, ou melhor, em contato influente, em 3 Subplanos "terra-a-terra":

 

No 1º Plano do 3ª Ciclo estão situados todos Espíritos Guardiões, que estão na função de Exu na sua última fase de Espirito Elementares, de ascensão ou de libertação. São qualificados nos terreiros como Exus Batizados.

 

Exus do 3° ciclo se dividem em 4 classes:  os do Fogo (ígneos), do Ar (aéreos), da Água (aquosos) e da Terra (térreos), conforme suas correntes vibratórias.

 

No 2º Plano em seu 2° Ciclo da fase de Elementares, é formado por Espíritos de Exus mais inferiores que são controlados pelos Guardiões do 3º ciclo, conhecidos como Batizados, que são os seus Cabeças de Legiões.

 

Esses Exus do 2º Plano e do 2º Ciclo são qualificados como Umulus, também se dividem em 4 classes:  os do Fogo (ígneos), do Ar (aéreos), da Água (aquosos) e da Terra (térreos), conforme suas correntes vibratórias. Sobre esses “rabos de encruza” ou “Exu-Pagãos”, vamos falar com certo cuidado.

 

No 3º Plano em seu 1° Ciclo da fase de Elementares, é formado por Espíritos de Exus com pouco aperfeiçoamento e desenvolvimento Morais e das Leis Espirituais.

 

Esses Exus do 3º Plano do 1º Ciclo também são controlados pelos Guardiões do 3º ciclo, conhecidos como Batizados, que são os seus Cabeças de Legiões.

 

São qualificados como Pagãos ou Rabo de Encruza. Também se dividem em 4 classes:  os do Fogo (ígneos), do Ar (aéreos), da Água (aquosos) e da Terra (térreos), conforme suas correntes vibratórias.

 

Esses “rabos de encruza” são os verdadeiros intermediários dos Exus de Lei – os cabeças de legiãopara esse meio, isto é, para o meio dos outros espíritos que vivem e agem nesse “campo vibratório” chamado de “morada dos mortos” ou cemitérios...

 

Como só saem dali para “gravitarem” nas “órbitas” das encruzilhadas de ruas, por isso mesmo é que tomam a denominação – de “rabos de encruza” – e o fazem à cata dos restos dos despachos ou das oferendas, de misturas com os “quiumbas” e muitas vezes, a serviço dos próprios Exus-Guardiães...

 

Exus-Pagãos, quando no 1º Ciclo da fase de elementares, nem nome têm, nem procuram tomar uma identificação própria.

 

começam a se preocupar com isso quando já no 2º Ciclo da fase de elementares. Aí é que se fazem conhecer, de acordo com suas afinidades como Exu-Caveira, Porteira, Exu-das-Almas, Exu-Cruzeiro etc., ou em sentido genérico, como a “legião dos umuluns”...

 

Existe uma forma especial de lidar com esses Exus-Pagãos. Existe uma maneira apropriada de se ofertar para eles. Existem pontos riscados especias, aos quais eles obedecem.

 

São os “executores diretos” de certos trabalhos pesados de baixa-magia.

 

São os arrebanhadores diretos dos espíritos que discriminamos como da 1.ª Classe ou das “almas penadas”.

 

Não é aconselhável lidar com eles, sem a cobertura dos Exus-guardiães ou sem ordem ou direção dos guias e Protetores – nossos caboclos e pretos-velhos.

 

Em síntese:

Todos são Espíritos Elementares, em vários estágios de evolução, pois que o "mistério dos TRÊS se realiza em TRÊS Mundos ou Planos, ou seja, o "Triângulo de cima reflete-se no Triângulo de baixo".

 

Abaixo destes 3 Planos temos coletividades de Espíritos, também na fase de Elementares, inferiores a Exu, os quais não têm nenhuma concepção quanto a Deus, Lei, etc.

 

Não são coordenados dentro das diretrizes desta Lei, digo, nos Planos e Ciclos dos Exus.

 

Os Exus em ações envolventes, através de circunstâncias, facultam, a esses Espíritos, experimentações, gerando consequências, compressão e discernimentos, que aos poucos vão despertando, neles de forma lenta, sem agredir o seu livre arbítrio, sua autoconsciência.