Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.7/5 (3289 votos)


ONLINE
4




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


Ogum
Ogum

http://images.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Chave_de_Ogum.jpg

 

vibração

OGUM

atributo

justiça

grau de atividade

generosidade / egoísmo

chefe de legião

caboclo OGUM DE LEI

guardiao de serventia

exu TRANCA RUAS

ASTRO REGENTE

MARTE

SIGNO

ÁRIES / ESCORPIÃO

POLARIDADE DO SIGNO

(+) / (-)

PERÍODO

21/03 A 20/04 – 23/10 A 21/11

ELEMENTO-ENERGIA

FOGO/ ÁGUA – ENERGIA HÍDRICA

FORÇA SUTIL

FOGO (ÍGNEA) - ÁGUA (HÍDRICA)

ELEMENTAR

ONDINAS

PONTO CARDEAL

SUL / OESTE

dia

TERÇA-FEIRA

cor

ALARANJADO

nota musical

vogal

O  ( ó )

número

7

geometria

heptagrama

ESSÊNCIA

Aloés, Tuberosa, CICLAME

CHAKRA

SVÂSDISTHANA  (SOLEAR /SOLAR)

LOCALIZAÇÃO

plexo solar

GLÂNDULA

VÍCERAS, FÍGADO, PÂNCREAS, ÓRGÃO DO APARELHO DIGESTIVO

METAL

FERRO

mantra

RAM

MINERAL

RUBI E ÁGUA MARINHA

FLOR

Cravo vermelho,  crista de galo, palma vermelha, tulipa, trombeta

 

Atividade espiritual da vibração de OGUM

A Vibração Original de Ogum significa O Fogo da Salvação ou da Glória, isto é, o Mediador, o Controlador dos Choques Cármicos. Ogum é o Guerreiro Cósmico, o Pacificador, aquele que conclama a todos com seus clarins. Ogum direcionou os filhos errantes do Universo, para o planeta Terra, onde alcançariam a evolução para retornarem às suas Pátrias Siderais.

 

Ogum é o grande condutor do exercito de Almas, as quais se submetem ao seu poder para poderem ascender aos plenos mais elevados da Vida. Essa é a função kármica de Ogum.

 

Considerado como o Orixá das Demandas, Ogum é o Guerreiro de Umbanda, o batalhador, o vencedor das demandas da fé, das incongruências do sentimento. É aquele que neutraliza as iniquidades e os conflitos kármicos. No sentido místico é a Divindade que protege os guerreiros.

 

A vibração de Ogum é a manipuladora dos elementos aquosos. Ogum é Senhor da Água e dos elementos fluentes, fazendo fluir suas energias que são canalizadas na dissipação das correntes das Trevas e do submundo astral.

 

É a Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados todos os Espíritos que controlam os choques conseqüentes da execução cármica, como cobranças e reajustes da Lei, dentro de seus efeitos. É a Faixa que atende nas demandas da Fé, das Aflições, das Lutas Morais, etc.

 

Atua também combatendo os marginais do astral, manipulando com sabedoria as energias oriundas de seu planeta afim, as quais são utilizadas para neutralizar as correntes oriundas do submundo astral. Ogum, como Guerreiro Cósmico, também comanda os Senhores dos Entrecruzamentos Vibratórios, os quais servem a Ogum como “batedores”, abrindo e desobstruindo os caminhos por onde Ogum e seu exército de Almas haverão de passar.

 

Ogum desempenha sérias funções no planeta Terra e dentro desse, no Movimento Umbandista da atualidade.

 

Esses espíritos ou Entidades trabalham muito na magia positiva, com os elementares ígneos e hídricos pela corrente eletromagnética do Planeta MARTE.

 

CARACTERES GRÁFICOS E SIGNIFICADO DA PALAVRA

 

 

OGUM é a correspondência fonética da palavra AGAUM ou AGUM ou IGAUM ou AGOM ou IGOM ou IGUM: é o Agni dos hindus, é a misteriosa palavra mística de evocação sagrada: AUM (ÔM) UM. As duas, afinal, vêm a ser a mesma. Ela está contida na palavra UMBANDA, donde foi extraída.

 

AG – Fogo

IG – Fogo

UM, AUM (OM) – Inovação, Glória, Salvação.

 

O Fogo da Salvação ou da Glória

O Fogo Sagrado ou da Glória Mística

O Ardor Misterioso da Luta

A Inovação da Fé

A Glória Sagrada da Luta Mística

O Fogo Sagrado

A Inovação Mística

Fogo da Salvação

 

arcanjo e o SIGNIFICADO Do nome

O Arcanjo é SAMUEL, que traduz silabicamente:

SA – Esplendor

MU – (DELE)

EL – DEUS

O Esplendor do Senhor Deus

 

 

ORIXAS, GUIAS E PROTETORES

Abaixo destas Entidades temos os Guias.  Algumas Entidades no Grau de Guia da Vibratória de Ogum:

Caboclo Araguari

Caboclo Sete Espadas

Caboclo Humaitá

Caboclo Sete Lanças

Caboclo Icaraí

Caboclo Sete Ondas

Caboclo Rompe-Mato

Caboclo Tira Teima

Caboclo Sete Escudos

CabocloTimbiri

Abaixo destas Entidades temos os Protetores.  Algumas Entidades no Grau de Protetores da Vibratória de Ogum:

Caboclo Angarê

Caboclo Karatan

Caboclo do Escudo Dourado

Caboclo Oraí

Caboclo Espada Dourada

 

 

ATUAÇÃO E MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclos. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha de São Jorge.

 

Os Orixás Menores dessa Vibratória, via de regra, não baixam, podendo fazê-lo muito raramente. Quando baixam dão mensagens fortes, que impulsionam os Filhos de fé para uma vida mais ativa e ligada às coisas da fé, tirando-os da inércia física e moral.

 

As Entidades no grau de Guias baixam mais constantemente, sendo no Movimento Umbandista, juntamente com os Protetores, os que comandam o maior número de Entidades que atuam na Corrente Astral de Umbanda. Utilizam-se de outras modalidades mediúnicas, sendo a principal a mecânica da incorporação.

 

As Entidades no grau de Protetores quando atuam na mecânica da incorporação, fazem-no neutralizando as correntes deletérias que assolam o planeta. Também atuam desimpregnando vibrações densas e perigosas à vida de certos indivíduos que às vezes chegam ao terreiro debaixo destas vibrações. Assim, livram os filhos de fé de energias pesadíssimas que os ligam aos gênios das sombras, os quais são afastados através da possante força vibratória dessa faixa espiritual.

 

Assim atuam as Entidades da Vibração de Ogum, incrementando a fé e livrando os Filhos de Fé das trevas interiores e exteriores.

 

Essas Entidades atuam no Corpo Astral do médium, principalmente na região do Chacra Solar que tem sua equivalência na região do Plexo Solar (estômago e anexos) e também no Plexo Frontal e Cardíaco, produzindo na fenomênica mediúnica alterações fisionômicas, psíquicas, vocais, etc.

 

Esses espíritos gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em todas suas atitudes demonstram vivacidade.

 

Suas preces cantadas ou pontos traduzem invocações para a luta da fé, demandas, etc.