Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (3615 votos)


ONLINE
4




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


OS SETE PLANOS OPOSTOS DA LEI DE UMBANDA
OS SETE PLANOS OPOSTOS DA LEI DE UMBANDA

(Quimbanda propriamente dita)

 

A Quimbanda é uma questão fina, difícil de explicar para os entendimentos comuns. Porque, fácil é se dizerem muitas coisas e atribuí-las aos Exus e com isso criar um conceito enganador que ilude e faz com que os fracos de espírito, ignorantes e mesmo os ingênuos as sigam.

Pai Guiné

 

A palavra Quimbanda é a mesma Ki-mbanda é está formada pelo radical MBANDA, tendo sido aposto o prefixo Ki, significando: CONJUNTO OPOSTO DA LEI.

 

É composta de Sete Planos Opostos ou Negativos da Lei, geradores do equilíbrio entre "o que está em cima e o que está em baixo", ou, em sentido esotérico, "uma paralela atuante". Esta paralela, a Quimbanda, entrosa-se nas ações Circulares ou Envolventes do Karma-Passivo e equilibra-se com a outra "paralela atuante", que é a Umbanda, que se manifesta nas ações Angulares do Karma-Ativo.

 

Estes dois planos, entrando em conexão, facultam, pelas açôes experimentais, o EQUILÍBRIO na atuação entre as "paralelas karmânicas" Passiva e Ativa. Mais adiante, falaremos sobre essas paralelas.

 

A Quimbanda, no meio umbandista ou mesmo nas Casas ditas de Quimbanda, é um conceito ainda muito confuso, chegando a vermos certos absurdos. Muitas vezes por falta de entendimento e conhecimentos, as vezes devido a Pais ou Mães de Santo maus intecionados e exploradores, outros colocam para fora seus desequilibrios e aqueles que fazem tudo isso pela vaidade e uma parcela mínima que são são os humildes de fé, que assim práticam pois aprenderam dessa forma.

 

É composta de legiões de espíritos, na fase de elementares, alguns já tiveram várias reencarnações, mas continuam necessitando acelerar, adiantar, cada vez mais, o próprio karma, em suas suas funções através das ações, dos efeitos, experimentações, consequencias e conhecimento, assim propocionando o verdadeiro despertar do Ego.

 

É, responsabilidade de cada Pai ou Mãe de santo ir explicando e aparando certas arestas que exu não é diabo, a Pomba-Gira não é mulher de 7 homens, não tem chifres, não tem duas cabeças, não tem pata de bode, não são interesseiros e etc.

 

Ainda podemos acrescentarmos; não são sensualistas, boçais e não pregam o sexo desvairado como se vê em certos locais, aliás, muito pelo contrário!

 

Em algumas casas, ainda hoje infelizmente, veneram estátuas esquisitas, modeladas segundo as descrições citadas e apoiadas por videntes com seus próprios estados mentais alucinatórios, criando conceitos e imagens errôneas sobre Exus, o homem de capa preta, o malvado, o homem da meia-noite, o compadre, etc.

 

Não mostrando a realidade do Exus Guardiões, mesmo que alguns na fase de elementares, possam apresentar algum aspecto horrivel, mas nunca descrito da forma acima por mentes exacerbadas.