Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (3397 votos)


ONLINE
2




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


Oxossi
Oxossi

http://images.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Chave_de_Oxossi.jpg

vibração

oxossi

atributo

CONSELHO

grau de atividade

PRUDÊNCIA / ARREBATAMENTO[1]

chefe de legião

caboclo ARRANCA TOCO

guardiao de serventia

exu MARABÔ

ASTRO REGENTE

VÊNUS

SIGNO

TOURO / LIBRA

POLARIDADE DO SIGNO

(-) / (+)

PERÍODO

21/04 A 20/05 - 23/09 a 22/10

ELEMENTO-ENERGIA

TERRA / AR – ENERGIA EÓLICA

FORÇA SUTIL

terra (telúrica) / ar (eólica)

ELEMENTAR

SILFOS

PONTO CARDEAL

NORTE / LESTE

dia

SEXTA-FEIRA

cor

AZUL

nota musical

vogal

H ( á )

número

6

geometria

HEXAGRAMA

ESSÊNCIA

VIOLETA, ORQUÍDEA, JASMIM

CHAKRA

manipura (esplênico)

LOCALIZAÇÃO

baço

GLÂNDULA

SUPRA-RENAL

METAL

cobre

mantra

VAN

MINERAL

LÁPIS LAZULI / TURMALINA

FLOR

crisântemo, dália, flores de malvaísco, palmaS.

 

[1]Impulso, ímpeto

Atividade espiritual da vibração de OXOSSI

 

A Vibração Original de Oxossi significa Ação Envolvente sobre os Viventes da Terra.  É a Vibração ou Linha de Força Espiritual sob a qual estão situados todos os Espíritos que se encarregam, particularmente (dentre outros afazeres) da ação doutrinária ou de catequese. É o Catequizador das Almas, a Doutrina em Ação, que pretende envolver a todos para o entendimento da Lei Divina.

 

O Orixá Oxossi comanda a Vibração que influencia no misticismo das almas e assiste nos males físicos e psíquicos das criaturas. Senhor da Doutrina, é aquele que atinge o coração e a inteligência das Almas envoltas em suas vibrações

 

Oxossi cura as chagas, ensinando a substituição do ódio pelo amor, da luta pela trégua, da insubmissão pela submissão às Leis Divinas. É o grande CAÇADOR DAS ALMAS, o orientador, aquele que mostra o caminho a ser seguido pela humanidade, modificando inteligências e consciências, atuando na mente e no coração. Essa é a função kármica de Oxossi.

 

Senhor do Ar, ou seja, dos elementos expansivos, Oxossi é o manipulador dos elementos aéreos.

 

Esses espíritos neutralizam correntes mentais pesadas, através dos elementos aéreos e pelas linhas de força que vêm pelo eletromagnetismo vibratório de seu planeta afim, trabalhando muito na magia positiva, com os elementares telúricos e eólicos pela corrente eletromagnética do Planeta VÊNUS. 

 

Esta faixa vibratória espiritual usa muito o prana dos elementos vegetais, na terapêutica oculta.

 

CARACTERES GRÁFICOS E SIGNIFICADO DA PALAVRA

grafia de Oxossi

A palavra OXOSSI se desdobra da seguinte forma silábica:

 

OX – Ação ou Movimento

O – Círculo ou Circular

SI – Viventes da Terra

 

Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra

Ação ou Movimento Circular sobre as Almas em Sofrimento

Envolvente Místico sobre os Viventes da Terra

 

arcanjo e o SIGNIFICADO Do nome

 

O Arcanjo é ISMAEL ou ISHMA-EL que traduz silabicamente:

IS – Princípio

MA – Fluídico

EL – DEUS

 

ORIXAS, GUIAS E PROTETORES

Os Sete Orixás da Vibração de Orixalá que atuam no 1º Plano são:

estrela de oxossí

Abaixo destas Entidades temos os Guias, atuantes do 2º Plano.  Algumas Entidades no Grau de Guias da Vibratória de Oxossi:

 

Caboclo Arerê

Caboclo Caruamã

Caboclo Cipriano

Caboclo Coqueiro

Caboclo Corre-Campo

Caboclo Flecheiro

Caboclo Folha Verde

Caboclo Guaraná

Caboclo Ipojucan

Caboclo Juçara

Caboclo Jundiaí

Caboclo Juremá

Caboclo Mata Virgem

Caboclo Paraguassu

Caboclo Pena Azul

Caboclo Pena Dourada

Caboclo Pena Verde

Caboclo Pery

Caboclo Rei da Mata

Caboclo Rei do Oriente

Caboclo Rompe Folha

Caboclo Sete Coqueiros

Caboclo Sete Flechas

Caboclo Sete Folhas

Caboclo Sete Palmeiras

Caboclo Tabajara

Caboclo Tres Penas Brancas

Caboclo Tres Estrelas

Caboclo Tupaíba

Caboclo Tupiara

Caboclo Tupinambá

Caboclo Tupiniquim

Caboclo Turiaçu

Caboclo Uruá

 

 

Abaixo destas Entidades temos os Protetores, que atuam no 3º Plano.  Algumas Entidades no Grau de Protetores da Vibratória de Oxossi:

 

Caboclo 3 Penas

Caboclo da Mata

Caboclo Aratan

Caboclo Marajó

Caboclo Caçador

Caboclo Mata Verde

Caboclo Caindé

Caboclo Mariano

Caboclo Estrela da Mata

Caboclo Murumbi

Caboclo Flecha Dourada

Caboclo Oxossi da Mata

Caboclo Imbiricy

Caboclo Oxossi da Jurema

Caboclo Jinbaruê

Caboclo Paraguaçú

Caboclo Jupurá

Caboclo Sete Estrelas

 

ATUAÇÃO E MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA

Nessa Faixa estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a forma de Caboclos e Caboclas. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha de São Sebastião, dos Caboclos da mata, Linha da Jurema, etc.

 

Os Orixás Menores dessa Vibratória, via de regra, não baixam, podendo fazê-lo muito raramente. Quando o fazem, dão mensagens envolvidas de um possante magnetismo, para quem as ouve, parecendo que, embora suaves, penetram no âmago do Ser.

 

As Entidades no grau de Guias, em geral, baixam, sendo no Movimento Umbandista, juntamente com os Protetores, os que comandam o segundo maior número de Entidades que atuam na Corrente Astral de Umbanda. Utilizam-se de outras modalidades mediúnicas, sendo a principal a mecânica da incorporação.

 

Os Protetores atuam quase sempre na mecânica de incorporação e o fazem neutralizando as correntes deletérias que assolam o planeta. Atuam manipulando as ervas sagradas, liberando as mazelas que se assentam no Corpo Astral, assim como no Corpo Físico, através das doenças. Liberam as energias mentais pesadas e grosseiras, ativando o intelecto de muitos Filhos de Fé. 

 

São mestres na Arte da Magia Vegeto-astromagnética, manipulando de forma quantitativa e qualitativa o prâna acumulado nas ervas, quer sejam elas administradas em chás, banhos ou defumações, incrementando o bem-estar dos filhos, livrando-os do desânimo e da doença.

 

Essas Entidades atuam no Corpo Astral do médium, principalmente na região do Chakra Esplênico, que tem sua equivalência no Corpo Físico Denso na região do baço e do fígado e mesmo do pâncreas. Atuam também no Plexo Frontal, Cervical e Genésico, produzindo na mecânica da incorporação alterações fisionômicas psíquicas e vocais, suaves e serenas.

 

As Entidades de Oxossi são suaves em suas incorporações, falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

 

É importante salientar que a significativa proporção que se observa, em um grande número de médiuns que diz incorporar caboclos, principalmente os de Oxóssi, um vício oriundo do subconsciente, fortemente influenciados por fatores externos, em simularem um aleijão da perna, geralmente a esquerda, como se todos os espíritos na forma de caboclos, fossem ou tivessem sido defeituosos da dita perna. Um Orixá de Luz, um Guia evoluído, não conserva em sua forma astral, essa mazela, que deixou através do resgate dos erros que geraram aquela encarnação. Talvez que, um ou outro, no grau de Protetor, por necessidade de seu próprio karma, conserve essa consequência, mas daí a generalizar o hábito, não passa de infantilidade, ou ainda, acreditam que devem conservar uma perna flexionada, conforme a tem a imagem de São Sebastião, supondo que todos os Caboclos são seus enviados e obrigados manter a mesma postura.

 

Suas preces cantadas traduzem beleza nas imagens e na música: são invocações, geralmente tristes, às forças da Espiritualidade Superior e às forças da Natureza, sendo seus acordes de profunda harmonia, predispondo o ser à elevação espiritual.