Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (3381 votos)


ONLINE
1




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


Yori
Yori

http://images.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Chave_de_Yori.jpg

vibração

yORI

atributo

ENTENDIMENTO

grau de atividade

ESPERANÇA / RECEIO

chefe de legião

TUPANZINHO

guardiao de serventia

exu TIRIRI

aSTRO REGENTE

MERCÚRIO

SIGNO

GÊMEOS / VIRGEM

POLARIDADE DOS SIGNOS

(+) / ( - )

PERÍODO

21/05 a 20/06 / 23/08 A 22/09

elemento - ENERGIA

ar / terra – energia etérica

FORÇA SUTIL

ar (eólica) / terra (telúrica)

ELEMENTAR

silfo / gnomo

PONTO CARDEAL

leste / norte

dia

quarta-feira

cor

vermelha

nota musical

vogal

e ( é )

número

3

geometria

triângulo

ESSÊNCIA

benjoim, alfazema, verbena

CHAKRA

VISUDDHA (laríngeo)

LOCALIZAÇÃO

laringe

GLÂNDULA

tireóide

METAL

mercúrio

mantra

HAM

MINERAL

ESMERALDA E GRANADA

FLOR

copo de leite, crisântemo BRANCO, flor de alfazema, margarida, flores miúdas.

 

Atividade espiritual da vibração de YORI

O termo sagrado YORI se manteve completamente esquecido por um longo período de tempo.

Mesmo os vários povos que foram conhecedores da Proto-Síntese Relígio-Científica, dentre eles os africanos, não guardaram o termo Yori, o qual representa uma Potestade Cósmica, um Orixá.

 

Assim como YORIMÁ, esse termo sagrado era de pleno conhecimento da Raça Vermelha, só se apagando do mental do Ser humano após a catástrofe da Atlântida. Ele ressurgiu através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão.

 

A Vibração de Yori significa a vitalidade saindo da luz ou da energia, no sentido da reprodução fisiológica dos seres, isto é, a Potência Espiritual que comanda o movimento das reencarnações.

 

Segundo a Lei do Verbo a Vibração de Yori reflete e traduz: o Princípio em ação na Humanidade ou o Princípio Manifestado no Mundo da Forma. Este Princípio controla a Lei da Reencarnação.

 

Mestres no conceito do BEM            e do PURO são oriundos de distantes Pátrias Siderais, embora alguns tenham encarnado no início dos tempos no Planeta Terra, no seio da Raça Vermelha, enquanto outros ficaram no plano astral do Planeta Terra, orientando por cima aqueles que tinham descido através do encarne.

 

MAGOS DA PUREZA, conquistada nos milhares de anos em vários lócus do Universo, esses Espíritos muito contribuem através de sua PUREZA ESPIRITUAL para a elevação moral da humanidade terráquea.

 

Atuam como Senhor dos Entrecruzamentos Energéticos (Ar, Fogo, Água e Terra), ou seja das Energias Etéricas, manipulando com sabedoria as forças mais sutis da Natureza, visando neutralizar os efeitos deletérios causados pelos Magos Negros.

 

Nesta Linha de Força Espiritual estão situados os Espíritos cujo grau evolutivo alcançou esta Faixa Vibratória e cuja matriz-perispirítica ainda não dissolveu os caracteres psíquicos e atuantes infantis, ou seja, conservam ainda o corpo-astral de criança.

Alguns Chefes de Legião são chamados de “encantados”, porque, tendo os caracteres psíquicos de pureza infantil, jamais passaram pela forma humana. E cuja razão de ser assim é um dos mistérios do astral.

 

Contudo, M.Matta nos revela o seguinte:

“concebemos que o planeta Terra é jovem, vigoroso, em plena fase de energia. A maioria dos planetas de nosso sistema está, há milhares de anos, em franca decadência, isto é, não estão fornecendo mais condições para uma vivencia orgânica nos moldes a permitir uma continuidade para as reencarnações de seus seres Espirituais, seja lá em qual tipo de forma orgânica. Assim, de alguns desses planetas, tem vindo seres espirituais para estagiarem no planeta Terra, a fim de se adaptarem a sua vivencia cósmica, orgânica, evolutiva, etc. Dentre esses estão os que trouxeram de seu planeta de origem caracteres psíquicos ou anímicos especiais ou próprios, os quais são semelhantes aos dos espíritos na fase de crianças do planeta Terra”

 

Na Umbanda, essas Entidades Espirituais são pouco conhecidas pela maior parte dos Filhos de Fé, que só querem vê-las como crianças peraltas e insubmissas.

 

O trabalho dessas Entidades é incansável, tendo energias inesgotáveis como uma criança e sabedoria como a de um ancião. Na atualidade a possante Corrente de Yori atua por cima no Astral Superior, descendo vez por outra, quando encontram ressonância vibratória ambiental ou mediúnica.

 

Esses espíritos ou Entidades trabalham muito na magia positiva, com os elementares telúricos e eólicos da corrente eletromagnética do planeta MERCÚRIO.

 

CARACTERES GRÁFICOS E SIGNIFICADO DA PALAVRA

grafia de yori

A palavra YORI se desdobra da seguinte forma silábica:

YO ou Y - A Potência Divina Manifestando-se ou Deus em Ato por seu Verbo ou O Santo Sacrifício. A Ação de sacrificar-se ou A vitalidade saindo da luz ou da Energia

RI – Ser rei. Reinar

ORI – A Luz. O Esplendor.

 

A PotÊncia Divina Manifestando-se

A Potência em Ação da Luz Reinante

A Potência em Ação pelo Verbo

A Ação do Verbo na Luz ou no Esplendor

Deus em Ato por seu Verbo

 

arcanjo e o SIGNIFICADO Do nome

O Arcanjo é YORIEL, que significa:

YO ou Y - A Potência Divina Manifestando-se / Deus em Ato por seu Verbo / O Santo Sacrifício. A Ação de sacrificar-se / A vitalidade saindo da luz ou da Energia

RI – Ser rei. Reinar

EL – Deus

Ou ainda

Y - Potência em ação

ORI - A Luz 

RI - Reinante

EL-  Deus

Potencia em Ação da Luz Reinante

 

ORIXAS, GUIAS E PROTETORES

estrela de yori

Os Sete Orixás da Vibração de Yori que atuam no 1ª Plano são:

 

Abaixo destas Entidades temos os Guias.  Algumas Entidades no Grau de Guia da Vibratória de Yori:

Aninha

Joãozinho

Chiquinho

Luizinho

Crispim

Paulinho

Crispiniano

Ricardinho

Duquinha

Zequinha

Marizinha

 

 

Abaixo destas Entidades temos os Protetores.  Algumas Entidades no Grau de Protetores da Vibratória de Yori:

Dominguinho

Joãozinho da Praia

Dounzinho

Jureminha

Estrelinha D'Angola

 

 

 

ATUAÇÃO E MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA

Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a Roupagem Fluídica de Crianças. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como linha dos Ibeijadas, de Cosme e Damião, dos Curumins, dos Ibejis, dos Dois-dois, dos Mabaças, etc.

 

Essas entidades, altamente evoluídas, externam pela máquina física, maneiras e vozes infantis, mas de modo sereno, às vezes apenas, um pouco vivas. Nunca essas representações fúteis, com gritos, onde certos médiuns usando e abusando do chamado dom consciente, expelem seus subconscientes atulhados de supertições e vícios.

 

As Entidades no grau de Orixás Menores raramente baixam e só o fazem quando encontram filhos de fé de boa vontade e limpos de alma. Quando baixam dão mensagens esperançosas para todos os Filhos de fé, que ficam possuídos de uma misteriosa alegria interior. É a Magia dos Puros, agindo de forma suave, mas certeira.

 

As Entidades no grau de Guias quando baixam procuram logo incrementar a higienização mento psíquica dos médiuns e de todos que se encontram debaixo de suas vibrações. Falam de forma descontraída, mas numa profunda ação psicológica, só conseguida por quem seja uma CRIANÇA MILENAR.

 

No grau de Protetores manipulam com destreza as forças da mente e do coração de muitos filhos de fé, bem como, neutralizam as demandas do submundo astral, afastando as entidades provenientes das Zonas Subcrostais.

 

Gostam, quando no grau de Protetores, de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos. No grau de Guia ou Orixá Menores, baixam mais raramente, e quando o fazem, se mantém de pé.

 

Atuam também coordenando a atividade dos Exus Guardiões no combate incessante contra os Magos-Negros das regiões interiores do planeta.

 

Dão consultas profundas e são os únicos que adiantam algumas das provações que ainda temos que passar, se insistirmos nisso. Porém, apenas se estiverem em aparelhos excelentes mediunicamente.

 

Atuam no corpo astral do médium na região do chakra laríngeo, que tem sua equivalência no Corpo Físico no Plexo Laríngeo e Plexo cervical (superior, médio e inferior) atuando diretamente na fonação. Atuam também no Plexo Cardíaco. As emoções são muito controladas por essa Vibratória, no afã de trazer-lhe equilíbrio astrofísico.

 

Sua incorporação ou mesmo sua presença vitaliza todo o complexo astro-etéreo-físico do indivíduo que esteja debaixo de sua atuação.

 

Suas preces cantadas falam muito em papai e mamãe do céu e em mantos sagrados. Algumas destas melodias são alegres e outras são tristes.