Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.7/5 (3276 votos)


ONLINE
4




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


GAZETA DE SÃO JOÃO
GAZETA DE SÃO JOÃO

gazeta 1

 

Em 27 de Abril de 1988 a Gazeta de São João anunciava.

 

Faleceu Matta e Silva

O Pai da Umbanda

 

Faleceu no último dia 17, no Rio de janeiro, onde residia, Woodrow Wilson da Matta e Silva, o Pai da Umbanda no Brasil, uma das personalidades mais respeitadas não só no Brasil como no Exterior.

 

Filho de José Gaspar da silva e Othilia da Matta e silva, Matta nasceu em palmares, Pernambuco, em 1916.jornalista, professor e escritor umbandista esotérico, Matta tinha 9 obras publicadas: “Umbanda de todos nós”, Umbanda e o Poder da Mediunidade”, “Segredos da magia da Umbanda”, “Lições de Umbanda e Quimbanda na palavra de Preto-Velho”, “Mistérios e Práticas da Lei de Umbanda”, “Doutrina Secreta da Umbanda” e Umbanda do Brasil.

 

Matta, que escrevia para a Livraria Freitas Bastos há 32 anos, tem suas obras divulgadas não só no Brasil, como na Argentina, Peru, Uruguai, Paraguai e França.

 

CONTRA A MÁ FÉ

gazeta 2

Da Matta foi um dos maiores batalhadores contra o falso misticismo, as fraudes, macumbas, crendices e superstições. Ele divulgava a Umbanda em seu sentido correto, isto é relio-cientifico.

 

Todas as terças, Da Matta atendia os intelectuais e interessados na matéria, na Livraria Freitas Bastos, no rio de Janeiro.

O atendimento religioso era feito na Tenda de Umbanda dos Orixás, em itacuruça, no Rio de Janeiro, onde há uma escola de iniciação fundada por Da Matta, que deixou um “Congá” de cerca de 830 tendas de Umbandas filiadas em todo o Brasil e uma no Estado da Califórnia, nos EUA.

 

Agradecemos ao Marquinhos enteado de Matta e Silva por ter nos cedido este valioso matérial, que foi presenteado a ele pelo Mestre Ovídio. 

 

gazeta 3