Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.6/5 (3615 votos)


ONLINE
3




Partilhe este Site...

Flag Counter

Calendário lunar

 


9- Entre o Ler e o Compreender
9- Entre o Ler e o Compreender

Umbanda Esotérica: Entre o Ler e o Compreender

 

"(...)se vierem novos rumos, nova meta -sabem que tenho fibra para assumir ou segui-la´´ (W. W. da Matta e Silva)

 

Até o momento os novos rumos dentro da Umbanda Esotérica não vieram,.......podem crer que não.

 

E isso não é muito difícil de se ver. Pois, se entre o conhecer o caminho e o percorre-lo, existe uma grande diferença, seja qual for o caminho que tomemos na vida, que dirá nas coisas da Umbanda.

 

Nesses tempos dentro do cenário da Umbanda, podemos observar muitas interpretações e leituras à título de descobertas sem precedentes, patenteadas como uma revolução dentro deste campo, na busca de elícitar aplausos da massa, tal qual o político que mediante a explanação de seu revolucionário plano de ação, espera dos eleitores unicamente o acesso ao poder.

 

Quanto as tais ´´interpretações´´ e ´´decodificações´´, podemos traçar um paralelo entre a diferença de ler e interpretar. Para não ir muito longe, possuímos em nosso cérebro a chamada ´´área de Wernicke´´ localizada na parte posterior do lobo temporal superior, onde os lobos temporal, parietal e occipital se encontram . Por conseguinte, ela é uma área de confluência de diferentes áreas interpretativas sensoriais.

 

Esta região cerebral desempenha o papel mais importante segundo Arthur Guyton dentre todas as partes do córtex cerebral, nos níveis mais altos de compreensão da função cerebral, o qual é conceituado como inteligência.

 

Portanto, no caso de uma lesão grave na ´´área de Wernicke´´, uma pessoa poderá ficar em uma situação onde ela é capaz de ler as palavras impressas em uma página, todavia, sem ter a capacidade de reconhecer o pensamento transmitido por elas.

 

E aqui entramos na questão crucial de vários e vários equívocos relacionados a questão dos valores e conceitos, que são atribuídos ao corpo de conhecimentos que foram estruturados por W. W. da Matta e Silva, especialmente relacionados à Lei de Pemba como Grafia Sagrada dos Orixás.

 

Isto é, muito pouco foi revelado por Matta e Silva a respeito deste conhecimento em suas bases reais, porquanto o que observamos é que muitos que estudam a lei de pemba, mesmo os que se dizem elitizados em círculos iniciáticos restritos, podem até ser capazes de ler certas chaves, mas reconhecer em sua integralidade o pensamento transmitido ali pelos verdadeiros Senhores que são os ´´donos´´ do ponto, isso acredito, só um foi capaz até o momento: W. W. Da Matta e Silva, com assistência direta de Yapacani e suas demais Entidades Espirituais de fato e de direito.

 

Pois, tal qual o indivíduo lesionado em sua "área de Wernicke" pode ler mas não é capaz de compreender, estamos ainda muito lesionados pela nossa vaidade para compreender um ponto riscado dentro do que é transmitido em sua plenitude. Sem falar em nossa imaturidade para alçar voô para uma nova fase de revelações dentro da Umbanda Esotérica neste momento, sobretudo, quando em especial, mal conseguimos assimilar o que Pai Guiné D´Angola nos trouxe até então.

 

Santa Paz

 

 

Tarso Bastos